Apresentação do Blog

O blog foi criado por um grupo de cincos discentes do curso de engenharia da Universidade Federal do Rio Janeiro, com o objetivo de discursar a respeito de Biomateriais. Este blog surgiu como idéia da disciplina de Biotecnologia, ministrado pela professora Beatriz Ferreira, no qual abordaremos o assunto de forma simples e direta para que haja entendimento de todos os leitores.




BIOMATERIAIS NA ODONTOLOGIA

            Ao pensar em biomateriais é comum lembrar-se deles primeiramente na medicina, como, por exemplo, em próteses ortopédicas, cirurgias em geral e reparo de cortes profundos. Porém uma das áreas mais comum do uso deste tipo de material é também a odontologia, o uso nesta área é tão comum que as pessoas esquecem que se trata de um biomaterial. Por exemplo, quem nunca viu crianças com os mais diversos tipos de aparelhos odontológicos e/ou "estrelinhas" (contra caries) nos dentes, ou adultos com implantes de ouro ou porcelana? Estes aparelhos são cada vez mais comuns na vida das pessoas; inicialmente eram usados apenas quando estritamente necessários, hoje os motivos mais comuns são a estética e a higiene bucal.
            O mais usado dos aparelhos odontológicos é o chamado "aparelho fixo" (vide figura abaixo), este tipo de aparelho tem evoluído bastante ao passar dos anos, antes estes eram majoritariamente na cor metálica podendo ter as "borrachinhas", que seguram o fio, coloridas ou não.


                                        

                                 Fonte: http://www.ortodontista.net
         
            Devida a evolução dos biomaterias foi possível a substituição do material de cor metálica por materiais com cores mais próximas às cores naturais dos dentes, tais aparelhos fixos são chamados de aparelhos estéticos e podem ser constituídos, basicamente, por três diferentes biomaterias, o policarbonato, a cerâmica e a safira laboratorial.



                                         
                                                                      
                                             Fonte: Google imagens
          
    - O policarbonato é o tipo de menor custo dos três, porém também é o menos resistente, apresentando maiores índices de descolamento e quebra dos brackets. Apresenta bom custo-benefício.  
(Fonte: http://www.ortodontista.net)    
               
    - A cerâmica é bastante resistente e apresenta baixos índices de quebra e descolamento dos brackets. Quanto a estética, é superior ao policarbonato, porém apresenta pouca translucidez, tendo coloração mais opaca.
(Fonte: http://www.ortodontista.net)
                 
     - A safira laboratorial é estéticamente superior aos outros dois, possui aspecto translúcido o que torna o aparelho ainda mais discreto, além de ser um material muito resistente. Um ponto negativo da safira é custo, este o maior dos três.
(Fonte: http://www.ortodontista.net)
               
             Como estes materiais estão em alta em todas as áreas, pode-se esperar futuras inovações para solução de problemas tanto estéticos quanto relacionados à saúde do paciente. Soluções estas cada vez mais agradáveis e com meios menos invasivos ao paciente.